Uma etapa importante quando se pensa em construir uma casa do zero e a escolha do terreno.
Existem vários pontos a se observar, um deles é a sua topografia, se ele é plano, em aclive ou em declive.
Nos terrenos planos, a maior parte do lote é nivelada com a rua. Esse é o tipo que oferece maior liberdade para executar a maioria dos projetos arquitetônicos. O terreno plano não exige muitas técnicas complexas para construção. O nivelamento do lote dispensa muitos gastos com terraplanagem ou muro de arrimo, por exemplo.
No terreno com aclive, o fundo do lote é elevado em relação a rua. Dependendo da inclinação do terreno pode ser necessário fazer uma terraplanagem para nivelar o lote ou então construir uma casa que leve em conta a inclinação do terreno, fazendo os cortes de terra necessário para a implantação do projeto. Essa movimentação de terra pode gerar um custo a mais na obra assim como as estruturas de contenção (muro de arrimo) e de drenagem, caso necessário. As casas acima do nível da rua valorizam a fachada, por sua maior elevação, proporcionando assim uma fachada imponente, as vezes dando a impressão de que a casa é maior do que realmente é.
No terreno com declive, o fundo do lote é mais baixo em relação à rua. Dependendo do grau de inclinação do terreno tem a opção do nivelamento, construindo um muro de arrimo e fazendo um aterro, ou mantendo o declive original do terreno e projetando a construção com pavimentos abaixo do térreo. Dependendo de sua localização os terrenos em declive podem oferecer vistas privilegiadas nos fundos do terreno.
Embora os tipos tenham uma ligação direta com o resultado da construção existem vantagens em todos os tipos. Na hora da aquisição é preciso avaliar as opções para ver o que melhor se enquadra no seu perfil e orçamento. Por meio de um projeto bem elaborado é possível criar uma bela casa em qualquer tipo de lote. Com uma empresa preparada e confiável e com profissionais especializados, fica muito mais fácil executar a casa dos seus sonhos em qualquer lugar.